FLIT de Gurupi

Agora é a vez da população de Gurupi receber a FLIT – Feira Literária do Tocantins, que será realizada no período de 26 a 28, na Avenida Maranhão entre a Rua 2 e 3, ao lado do Centro Cultural Mauro Cunha. A abertura oficial será na Tenda Auditório e contará com a presença do vice-governador João Oliveira e do secretário da Educação, Danilo de Melo Souza.

Haverá uma diversidade de atividades, desde palestras, apresentação dos cordelistas Geraldo Amâncio e Chico Sobrinho, da banda dos Fuzileiros Navais, do cantor Juraíldes da Cruz, das quadrilhas juninas “Matutos de Gurupi” e “Rancho Velho”.

Na Tenda dos Livros, haverá uma diversidade de literatura a preços acessíveis, desde livros infantis, lançamentos, obras de auto-ajuda, religiosas e os clássicos da literatura. Será uma oportunidade da população adquirir livros com descontos. Uma atividade da FLIT é o Festa – Festival de Artes das Escolas do Tocantins, responsável para mostrar os talentos e a criatividade dos estudantes na poesia, no teatro, na música, na dança e artes plásticas (escultura, pintura e desenho).

Parte das atividades serão realizadas no Centro de Ensino Médio Gurupi, como a palestra sobre a Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, na quinta-feira, às 14 horas e palestra sobre a Psicologia do Adolescente, na quinta, às 16 horas, com Talita Borges de Lima Cardoso, entre outras.

Rick Sollo

A atração nacional na FLIT de Gurupi será com o cantor Rick, um tocantinense de Monte do Carmo, que herdou a influência musical do seu pai, um compositor de músicas de Folia de Reis. Ele iniciou carreira musical com apenas 12 anos, conquistou espaço nacional e por 25 anos, formou dupla com Renner, na qual registrou vendas de 10 milhões de CDs.

Foi em busca de uma maior diversificação musical Rick optou por carreira solo.Além de cantor, Rick é compositor e produtor musical. Tem músicas interpretadas por Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Gian e Giovani, Gino e Geno, entre outros. Em julho de 2011, lançou seu primeiro CD solo “Pronto para te amar”, pela Talismã Music.

A cantoria de improviso
A cultura nordestina em forma de repente será apresentada pelos cordelistas Geraldo Amâncio e Chico Sobrinho atração do Espaço Cordel. Geraldo Amâncio é considerado o maior cantador-repentista da atualidade, um dos mais respeitados ícones da Cultura Popular Brasileira.Geraldo nasceu no sítio Malhada de Arreia, em Cedro, Ceará. Atualmente reside em Fortaleza, tem no seu currículo 40 anos de cantoria pelo Brasil afora, são 20 cordeis publicados, coordena o programa “A sanfona e viola”, aos domingos, na TV Diário de Fortaleza, transmitido via Satélite para todo o Brasil.

Geraldo Amâncio também integra a Academia Brasileira do Cordel e é membro da ‘Casa do Cantador’, em Fortaleza. Sobre o processo criativo, Geraldo Amâncio revela que a ‘alquimia’ de escrever acontece mais para ele quando está viajando, já o repente, este flui ao som da viola, que parece mágica para o poeta.

Mais informações no site www.flit.to.gov.br ou www.seduc.to.gov.br